21 maio 2016

"Como eu era antes de você", Jojo Moyes

como eu era antes de voce, micaela ramos, wanderlust, me before you,
"Como eu era antes de você"
Jojo Moyes
Editora Intrínseca
Brochura, 320 páginas, 2013, ISBN: 9788580573299
Links: Skoob - Goodreads - Amazon
Sinopse:
Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário. Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.


como eu era antes de voce, micaela ramos, wanderlust, me before you,
Vocês não têm a mínima ideia do quanto esperei para poder ter e ler esse livro. Desde antes de ter sido publicado em 2013, eu já estava esperando por ele e podem ter certeza que desde então eu juro que eu não esperava que iria levar 3 anos para ter e ler esse livro e eu também juro que achava que se tratava de outro tema completamente diferente. Comi o livro dentro de 4 dias e as emoções que ele me provocou foram sem dúvida alguma, tremendas.

como eu era antes de voce, micaela ramos, wanderlust, me before you,
Louisa Clark é uma mulher no mínimo peculiar, ela se veste de maneira própria, sem se importar nenhum pouco para o que os outros vão dizer, ela fala demais, é desengonçada, sabe os passos da parada de ônibus até sua casa, ela é a filha mais velha de uma família humilde que, aos trancos e barrancos, consegue viver confortavelmente dentro do possível. Ela trabalha em um café perto de sua casa e namora Patrick, um cara obcecado por esportes, vida fitness e coisas afins. Lou é a irmã menos inteligente, menos ambiciosa por um futuro brilhante, menos estudiosa e menos tudo, na opinião dela. Treena, sua irmã mais nova, é brilhante, estudiosa, esperta e a “queridinha” da casa, isso tudo na cabeça de Lou, claro. 

como eu era antes de voce, micaela ramos, wanderlust, me before you,
Tudo parece ir bem na vida pacata de Lou, indo ao trabalho, depois para casa, se encontrando com seu namorado em seus treinos, até que algo acontece: o proprietário do café em que ela trabalha decide voltar para seu país e fechar as portas do estabelecimento, para desespero de Lou, já que ela é a fonte primária de renda da família, com seu pai ganhando pouco e sendo ameaçado de perder o emprego, sua irmã trabalhando em uma floricultura e ganhando bem pouco e sua mãe tendo que ficar em casa para cuidar de seu avô, Lou se vê sem seu chão quando recebe a notícia fatal de que está desempregada. 

como eu era antes de voce, micaela ramos, wanderlust, me before you,
Após várias idas ao Centro de Trabalho, treinamentos em lugares horríveis e uma entrevista que parecia ser sem futuro, ela acaba ficando em um trabalho de cuidadora. O trabalho parece ser desafiador e Will Traynor parece odiá-la, mas na verdade, ela tem certa dificuldade em entender que Will é tetraplégico sem esperança de cura e que, para um cara que podia fazer de tudo, isso era tortura para ele, ficar totalmente dependente de tudo, sem nem ao menos poder comer ou limpar a própria bunda. Depois de uns tempos, Will e Lou vão construindo laços de amizade e ele passa a sair mais de casa com ela, passa a ser mais feliz, sorrir mais, rir mais e a ser mais ativo, dentro do possível. Lou, que antes parecia não ter nenhuma ambição maior em sua vida, passa a mudar completamente, desde sua visão de mundo até mesmo seus sonhos e metas, ela passa a pensar mais alto e a alçar objetivos maiores. O sentimento que ambos sentem um pelo outro parece crescer e florescer e é bem bonita a forma lenta como as coisas acontecem, afinal, estamos lidando com uma situação diferente aqui. 

Os personagens dessa obra chegam a ser palpáveis de tão reais que parecem, com suas dúvidas, medos, sentimentos e emoções tão bem costuradas dentro da trama.

como eu era antes de voce, micaela ramos, wanderlust, me before you,
O design do livro é bem fofo, eu simplesmente amo e foi o que me chamou atenção para querer tê-lo em primeiro lugar, depois que li a sinopse, fiquei mais apaixonada ainda. A folha de miolo é pólen soft, a minha favorita. A leitura é simples, contínua e o modo como a autora escreve te conquista de um jeito que você não consegue parar de ler, eu com minha vida super corrida consegui ler o livro em 4 dias, um recorde para mim, baseado nas minhas últimas leituras. 

Eu sinto que, por mais que escreva sobre esse livro, não será suficiente para expressar minhas emoções e sentimentos ao lê-lo, fazia muito tempo que não lia um livro que me transmitisse tantas emoções me fizesse chorar tanto, ficar tão na bad. Foi intenso, para mim foi realista demais, tão realista que doeu, doeu muito e demorei mais de 4 dias para ficar de boas, pois eu só chorava, fiquei até com uma crise de depressão depois que terminei, mas o livro em si é lindo e nos traz uma lição super valiosa: a vida segue. 

como eu era antes de voce, micaela ramos, wanderlust, me before you,
Recomendo a quem gosta de romances, de “slice of life” (aquele estilo que é bem realista e traz elementos do nosso cotidiano). Recomendo também a quem gosta de leituras rápidas, mas essa leitura não tem nada de leve, só avisando de antemão.

Isso é tudo, pessoal
FanpageTwitterInstagramYoutubeSkoobTumblr ♥ Snapchat: micaelasramos

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Eu sempre vejo este livro nas livrarias, mas nunca parei pra dar a devida atenção.
    Parece realmente ser bastante inspirador! Bejão linda!
    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É inspirador, sim.
      Dá vontade de ver a vida mais pelo lado positivo e querer crescer mais, por isso eu gostei, sacas?

      Beijos :*

      Excluir
  2. O livro parece ser bem legal, quem sabe tenha bons ensinamentos para a vida... e nos faça pensar melhor. Só acho que a pessoa tem que ter muita força pra ler já que o final deve ser bem triste. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro em si é lindo, ensina pra caramba mesmo, concordo. E tem que ter força pro final, sim... é de lascar.

      beijos :*

      Excluir

Fortaleza, 22 anos, ariana, potterhead, narniana, whovian, shadowhunter e muitas outras atribuições. Livros, música, cinema, fotografia, artes, geekices e nerdices são minhas paixões. Uma pequena garota com grandes planos de se aventurar pelo mundo.

 

Wanderlust ©2013-2017. Todos os direitos reservados.

Design, Layout e Programação por Micaela Ramos.

----Voltar ao Topo----