18 março 2015

"Um dia", David Nicholls

"Um Dia"
David Nicholls
Editora Intrínseca
Brochura, 416 páginas, Ano: 2011, ISBN: 9788580574753
Links: Skoob - Goodreads - Amazon

Sinopse
Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.
Desde 2012 eu tinha uma curiosidade muito grande em relação a esse livro, pois via algumas pessoas na faculdade com ele na mão sempre e quando vi o filme, fiquei com mais vontade ainda, comprei-o em 2013, mas só depois de muito tempo a minha curiosidade aguçou ainda mais e ele saiu na TBR Jar. 

Real. Engraçado. Cativante. 

O livro vai contar a história de dois adultos, em suas vidas pós-faculdade. Dex e Em, Em e Dex. Duas pessoas como quaisquer outras, completamente normais. Ambos com problemas para conseguir emprego depois de se formar, ambos com problemas familiares, ambos com tantos sonhos para a vida, mas se deparando com a cruel realidade da situação. Em um dia, eles ficam juntos e a partir de então, no mesmo dia de todo ano, o livro vai narrar a vida dos dois, se estão separados, se estão juntos e etc e tal. A vida de Em se torna muito dura, ela tem que ficar de galho em galho com empregos não esperados por um formado. Já Dex vive viajando e "curtindo a vida adoidado", até que um dia a situação muda e ele tem que procurar emprego e se estabilizar, é aí que as coisas vão acontecendo, ele vira apresentador de tv, fica famoso, conquista muita gente e vai vivendo uma vida luxuosa, enquanto Em labuta e dá duro e vive em condições não tão boas. A vida dos dois vai dando reviravoltas e vai seguindo seus respectivos cursos, como na vida real. O tempo vai passando e a amizade deles vai crescendo e se tornando mais distante ao mesmo tempo, ambos sentem aquela atração um pelo outro, mas como na vida real, um relacionamento não vive só de atração e carinho e eles receiam destruir o que têm um pelo outro. Eles vão envelhecendo e a trama vai mudando, o interessante é acompanhar tudo de acordo com a perspectiva de ambos.

Os personagens são bem reais, como pessoas da vida real mesmo. Emma é a típica boa acadêmica que quando termina a faculdade se vê desempregada e sem saber a qual emprego recorrer para viver. Dex é o cara "mauricinho", que é rico, tem de tudo e só quer curtir a vida sem pensar no amanhã. Os outros personagens são como coadjuvantes e não "têm tanta importância" na trama (a não ser para o desenvolvimento dos personagens principais: Em e Dex), vão mudando também com o passar do tempo. É muito legal acompanhar a trajetória de Em e Dex e ver como até as pessoas que fazem parte da sua vida vão mudando de acordo como se fosse na vida real mesmo, isso é bem diferencial do livro, personas realísticas e bem diferentes dos contos de fadas que imperam nos livros. 

O design gráfico é lindo e enche os olhos. Eu tenho o livro com a capa do filme e sinceramente prefiro assim do que a original, é muito linda, em tons de sépia, azul e laranja, a foto da capa é muito linda. A folha é pólen soft e se tem uma coisa legal é esse papel, é o meu favorito em livros. A leitura é bem natural, só dá muita raiva de ter que ler tudo tão, mas tããão realista. Dá nervoso o modo como as coisas correm tão lentas, como se arrastando, mas essa é a proposta do livro, então dá pra entender, mas não significa que eu goste. hahaha

Recomendo a quem gosta de histórias realísticas, romances que levam décadas para realmente acontecer e de livros com bom humor e engraçados.


Isso é tudo, pessoal.
Espero que tenham gostado das mudanças, é sempre pensando no melhor para vocês.
Até a próxima!
Beijos da Mi:*

Fanpage ♥ Twitter ♥ Instagram ♥ Youtube ♥ Skoob ♥ Tumblr

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Ai, eu amooo esse livro, e até hoje não superei esse final!! :'(

    Beijão, Guta!
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já li o livro sabendo do final, mas mesmo assim, fiquei horrorizada. Mas é bem assim na vida né? Muitas vezes quando a gente consegue o que quer, vem lá algo e PÁÁÁÁ!

      Beijos! :*

      Excluir
  2. Eu tenho medo de ler esse livro pelo que falam do final dele, as vezes eu pego mas desisto. Não sei se aguento ter o coração quebrado kkk

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tinha medo, não sabia que ela era tão lento e paradão kkkkkkkkkkk'
      Você aguenta ter o coração quebrado sim, no livro é tido como uma "coisa da vida", os personagens seguem em frente.

      Beijos :*

      Excluir
  3. Tava lendo e me falaram o final, fiquei frustrada e chorei quando li. Fiquei com tanta raiva que tentei escrever outro final haha'
    Já leu simplesmente acontece? é nesse estilo, achei mais amor, até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentou mesmo??? QUERO VER ESSE FINAL!! hahahaha
      Ainda não li esse livro, falam muito bem dele.

      Beijos :*

      Excluir

Fortaleza, 22 anos, ariana, potterhead, narniana, whovian, shadowhunter e muitas outras atribuições. Livros, música, cinema, fotografia, artes, geekices e nerdices são minhas paixões. Uma pequena garota com grandes planos de se aventurar pelo mundo.

 

Wanderlust ©2013-2017. Todos os direitos reservados.

Design, Layout e Programação por Micaela Ramos.

----Voltar ao Topo----