07 janeiro 2015

"Cinquenta tons de Cinza", E L James

"Cinquenta tons de Cinza"
"Fifty Shades, #1"
E L James
Editora Intrínseca
Brochura, 480 páginas, Ano: 2011, ISBN: 9788580572186
Links: Skoob - Goodreads - Amazon - Extra
+16
Sinopse:
Quando a estudante de literatura Anastasia Steele entrevista o jovem bilionário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que o deseja e que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Christian admite que também a deseja — mas em seus próprios termos.
Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso — os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família — ele é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Ao embarcar num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos
Faz muito tempo que eu tenho esse livro, acho que desde 2012 e nem sequer peguei nele pensando em ler, ganhei em uma promoção de um blog que não me recordo agora, ganhei ele e "Um olhar de amor", mas ficou impossível fazer resenha daquele livro, não consegui porque não havia muito assunto pra falar a não ser o fato da história ser basicamente muito fora da realidade e ainda ser apenas sobre o sexo e o estereótipo sexual. Resolvi dar uma chance a esse romance de E L James depois de ler "Convergente" e precisar ler algo mais leve, longe das mortes e mistérios de distopias e fantasias.

Diferente. Sensual. Erótico.

Vou admitir, de primeira eu não demonstrei interesse algum nesse livro, mas com o passar do tempo e com a repercussão que o tema causou, comecei a ficar curiosa, mas a curiosidade morreu aí, eu não iria comprar o livro porque estava com medo do que me esperava e se ia ser legal ou não e devo falar que o livro em si foi legal, só muito estranho. A começar por ser uma fanfiction de "Crepúsculo", mas por razão de direitos autorais, claro que a autora teve de mudar os nomes e situações e etc, mas quem leu "Crepúsculo" vai saber identificar muito bem o livro nessa história. A protagonista é Anastasia Steele, uma universitária quase formada que é em muito parecida com Bella Swan (não me diga ¬¬), sua amiga não pode entrevistar um cara bem rico e sucedido, muito popular em Washington, USA por ser dono de uma empresa multimilionária e ainda por cima ajudar a faculdade de Ana e sua amiga. Há um fato surpreso, Anastasia não sabia quem ia entrevistar e nem mesmo sabia um traço sequer da personalidade do homem e nem de seus gostos, mesmo sua vida estando no Google.

O ricaço tendo tanto a beleza quanto a personalidade muito parecida com a de Edward Cullen (novamente, não me diga HAHAHA), Christian Grey além de rico e bem sucedido, é lindo e muito atraente, o que acaba por deixar Anastasia bem nervosa e ambos interessados um no outro. O que acontece logo em seguida é que Christian parece estar em todos os lugares, perseguindo-a e ela começa a notar isso estranho, mas não se importa nada, do contrário, parece gostar muito. Os dois passam a se encontrar mais e vai surgindo uma chama entre eles, o resto eu não posso contar muito porque o livro foi bem diferente do que eu imaginava e eu não quero dar spoiler a seu ninguém, só posso dizer que o livro é bem diferente mesmo e a trama cativa, a forma como Christian e Anastasia estão sempre próximos e distantes ao mesmo tempo é muito legal, traz muito uma ideia da nossa realidade atual, tão conectada, onde nossas amizades e relacionamentos estão sendo tecidos em trocas de mensagens e troca de comentários e curtidas nas redes sociais.

Christian parece ser muito misterioso e alerta Ana para manter distância, pois ele não era homem para ela, mas ele mesmo não consegue se manter distante e os dois acabam se afogando mais ainda um no outro e Anastasia começa a descobrir segredos nada sobrenaturais (ao contrário de "Crepúsculo"), mas que mesmo assim parecem absurdos demais (até pra mim, que ri muito mesmo). O livro se mostrou um verdadeiro Kama Sutra e duvido muito que metade dos casais (ou pelo menos 90%) faça as coisas que os dois fazem um com o outro, duvido muito mesmo. Leia e surpreenda-se, apesar de eu não ter gostado muito de algumas coisas e ter ficado irritada com toda essa coisa de "quero e não quero", por isso dei 3 estrelas. Se teve algo que me incomodou muito foi o Christian ser muito machista e querer que a Anastasia se submeta a ele, essa história de mulher submissa a homem (ou a quem quer que seja) me dá nervoso de tanta raiva e repulsa, fiquei muito pê da vida com as coisas desse livro, as ideias são muito loucas e eu sinceramente não pretendo ler a continuação (e eu estou falando dele educadamente). 

Os personagens não são muito diferentes (em termos de personalidade) dos personagens de "Crepúsculo", Anastasia e seu jeito desajeitado, com sua mãe louquinha e casada pela 10000º vez hahaha, o amigo moreno e latino de Ana, um verdadeiro Jacob, a amiga Katherine como uma Alice hahaha e Christian Grey como Edward. As relações entre eles também lá não são muito bem diferentes não. 

O design gráfico do livro é bem simples e misterioso, até sensual. Mostra bem do que te aguarda no livro. Essa gravata da capa é muito bem usada na história (opa hehehe) e a diagramação é bem simples, mas há muitos parágrafos e texto em cada página, deixa muito poluído e bem bonito de se ver ao mesmo tempo. 

Recomendo aos maiores de 16 anos, claro, ou aos que têm permissão dos pais também. Aos que gostam de romances estranhos e sórdidos e que gostam de literatura erótica.


Isso é tudo, pessoal.
Comentem aqui embaixo se vocês leram e o que acharam do livro.
Até a próxima!
Beijos da Mi:*

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Sendo super sincera não gostei tanto desse livro, fui ler para ter uma diretriz sobre o que falar do livro. Achei muito fraco a linguagem, a leitura e o conteúdo. A Anastasia é um saco!!!! Nossa, tive uma raiva enorme. Apesar disso vou assistir o filme porque o ator é maravilhoso.
    Beijão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, exatamente, eu tava louca para terminar logo, fui guerreira KKKKKKKKKKKKKKK'
      Não sei se vou ver o filme no cinema não, acho que vale a pena, mas vou assistir de qualquer forma.
      Beijos! :*

      Excluir
  2. Olha, uma conterrânea!! :D
    Bom, nunca tive vontade de ler esses livros e ainda não tenho. Mas tenho receio de ler e tipo amar muito uahauhsauhs'
    Se eu gostar do filme vou me propor a ler. Nem sabia que era fanfic pra tu ver o interesse. hahaha'
    Ah, notei que não tem Supernatural na sua lista de séries, como assim!? uashauhsaush
    Skins e PLL adoro demais e Glee um pouco e comecei a ver flash esses dias, estou gostando.
    Seu blog é muito fofo!
    http://oteoremafeminino.blogspot.com.br/
    beijos e até breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii! hahaha
      Gente, eu te entendo completamente, assim, eu sou a louca da fantasia e mistério, mas acho que esses livros leves de vez em quando não fazem mal não, do contrário, você pode descansar das leituras mais pesadas e continuar lendo kkkkkkk'
      Eu sabia que era fanfic porque na faculdade uma colega de sala tinha dito faz tempo.
      Ei, eu assisti até a season 5 de Supernatural, mas perdi o interesse depois que vi que os produtores tavam fazendo muita hora, eu amava demais SPN... :'(
      E o irmão do meu namorado já está acompanhando e não está aguentando mais, a série foi renovada para 11ª season, tipo, não precisava KKKKKKKKKKK'
      MANO!!! MANO MANO MANO! PLL aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa sos
      precisamos conversar! kkkkkkk' "A" THEORIES!!!
      Glee é amor antigo ♥
      Obrigadaa! <3

      Até mais.. beijos :*

      Excluir
  3. Ah, espero que goste de Um Dia, eu particularmente não gostei muito :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou nem mentir que o começo me deixou muito sonolenta, mas depois da página 90 melhorou mais e eu estou até gostando da leitura.

      Obrigada, flor.

      Beijos :*

      Excluir
  4. Bom, o final é que é angustiante. Okay, sem spoliers! hahaha'
    Ah, nossa! Acho a 6ª temporada uma das melhores, Sam sem alma, eles vem pro mundo real, mó viagem, mas amo! Acho que se tivesse acabado com Sam no inferno,pra forever Cass e Bob mortos tinha passado mal e amaldiçoado até a 9ª geração do diretor. Tá na 10ª e ainda amoooo essa série! A mais besta que achei foi a 7ª muito mortinha e sem cass o que é mais sem graça, mas tanta coisa já aconteceu! Nossa, sou muuuito suspeita pra falar amo demais!! No episódio de número 200 que é o 5ª da 10ª eles fazem uma homenagem aos fãs, chorei largada! <3
    E sobre PLL qual teu casal favorito e liar favorita? Sou apaixonada pelo Toby, então acho ele e a Spencer meu casal mais amorzinho! >.< e preciso me atualizar, parei na 3ª, eu acho :x
    Até logo!
    Beeijos
    http://oteoremafeminino.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owwwwww!!! Meldels!
      Eita heim, amor de fã ninguém mete a colher.
      QUE PERGUNTA DIFÍCIL É ESSA? PLL e seus casais.. omg! Hanna & Caleb/ Spencer e Toby ♥ Awwwwwn LIAR FAVORITA? Complicou minha vida também, a que eu menos gosto é a Emily, pronto hauhaauaua
      Até! <3

      Excluir
  5. Difícil escolher né?! São todos tão fofos! haha te compreendo!

    ResponderExcluir

Fortaleza, 23 anos, ariana, intensa, impulsiva, passional, empática, feminista, louca, estranha, artista, livre, mente aberta. Música, cinema, fotografia, artes, natureza são minhas paixões. Uma pequena mulher com grandes planos de se aventurar pelo mundo.

 

Wanderlust ©2013-2017. Todos os direitos reservados.

Design, Layout e Programação por Micaela Ramos.

----Voltar ao Topo----