14 outubro 2013

"Não sou este tipo de garota", Siobhan Vivian

"Não sou este tipo de garota"
Siobhan Vivian
Editora Novo Conceito
Brochura, 248 páginas, Ano: 2011, ISBN: 9788563219381
Média de preço: R$24,90.
Links alternativos: Novo Conceito - Skoob - Goodreads - Saraiva -Submarino
4.7 estrelas
Sinopse:
"'Na minha visão de veterana, a orientação aos calouros é uma perda de tempo colossal. Se fosse por mim, as coisas seriam bem diferentes. Somente três coisas seriam transmitidas aos garotos para que vivessem uma experiência de sucesso no ensino médio: fazer a lição de casa, usar camisinha e passar desodorante nos sapatos de couro. Por outro lado, ao aconselhar as meninas, diria que confiar em garotos é igual a beber e dirigir. O fato de se tomar uma ou duas cervejas nunca parece perigoso no começo. Mas para mim, era óbvio: por que alguém iria correr o risco? (...) Era o tipo de informação que poderia salvar a vida de uma garota (...) Momentos constrangedores tinham uma vida útil surpreendente na escola (...)'
A vida é feita de escolhas, e Natalie Sterling se orgulha de suas decisões. Mas será que agora conseguirá escolher o caminho certo? Ainda continuará sendo o mesmo tipo de garota até a formatura?
'Siobhan Vivian desafia as suposições sobre o sexo na escola e envia uma mensagem positiva sobre aceitação, perdão e amor.'
Este era seu último ano do colégio. Entrar na universidade, ser presidente do conselho estudantil e passar todos os dias com sua melhor amiga era tudo o que Natalie havia planejado. Ela sempre foi estudiosa, a melhor da classe. Não era o tipo de garota comum na Academia Ross, pois se reocupava muito com sua reputação. Talvez até demais. Então, para sua surpresa, no início das aulas, uma caloura a reconhece por tê-la tido como babá anos atrás. Desse reencontro surgirão muitos acontecimento sem que Natalie será obrigada a fazer difíceis escolhas para os dilemas de sua vida no ensino médio, como qualquer adolescente.
Seu último ano será repleto de decisões, indecisões, julgamentos e paixões, tornando-se inesquecível. Seus planos sofrem uma reviravolta e sua vida fica de pernas para o ar, tudo o que ela não desejava inicialmente."
Adorei ler essa obra-prima. Um livro muito bem tecido pelas mãos de Siobhan Vivian. Elas traz à tona a vida escolar, a situações que permeiam nossa adolescência, o ensino médio, o término de etapas e o começo de outras. 

Interessante. Simples. Descontraído.

A leitura me fez lembrar de vários traços do meu ensino médio, da maneira como me portava, a forma como as pessoas ao redor me encaravam e como eu me sentia em relação a tudo aquilo. Meus medos bobos e minhas preocupações exageradas acerca do futuro, sobre minha vida, reputação e tudo aquilo que sempre passa na cabeça de toda garota num momento tão importante como o fim de uma etapa como o ensino médio.

As relações entre os personagens me fizeram ver o quanto podemos nos enganar sobre as pessoas e o quanto podemos nos achegar àquelas que sempre estiveram ali esperando pela nossa atenção e nós nunca a demos, diferentemente daquelas que ansiávamos ter por perto, queríamos mais atenção e a pessoa nem ao menos dava um olhar em nossa direção e assim nos sentíamos invisíveis para tal pessoa. Só então que vamos aprendendo a ter por perto quem realmente amamos e a real diferença entre ilusão, paixão, amizade e amor.

Gostei do projeto gráfico do livro. A capa não deixou a desejar e expressou bastante do que acontece mesmo não só dentro do livro como no universo do ensino médio em si. A folha do miolo é pólen, o que torna a leitura mais agradável. A linguagem do livro é simples, prática, de modo que podemos nos divertir enquanto lemos e espairecer um pouco.

A autora trabalhou bem os problemas que muitos enfrentam na adolescência, na escola, ensino médio e é importante poder olhar para trás e ver o que achávamos que era o certo ser facilmente agora entendido como o errado ou vice-versa. É importante também o modo como ela caracteriza e deixa claro que o sexo, a vontade, o desejo, o fato de adolescentes sentirem tudo isso é normal e o que devemos fazer é saber trabalhar esse nosso lado, nossas necessidades, e não simplesmente encobri-las como se fossem de outro mundo, como se fossem erradas, quando na verdade não são.

"De todas as coisas que podiam me fazer feliz, a maior de
todas era que Autumn e eu éramos amigas novamente. Não 
importava o que o futuro trouxesse - novos amigos, novos 
namorados, novos caminhos - sabia que estaríamos na vida
uma da outra para sempre. A mudança não era mais algo a ser
temido. E apesar do meu retrato estar pendurado na parede,
não me importava nem um pouco com a forma com que seria lembrada.
Contanto que nunca me esquecessem."

Confesso que me surpreendi com o livro e é isso o que nos deve impelir a ler sem julgar um livro pela capa, nunca devemos fazer isso. Achava que ia ler um livro chato e fútil, com uma personagem principal estereotipada, mas me enganei verdadeiramente. Esse livro me fez ver e lembrar de mim mesma várias vezes e de quão simples nossos sentimentos podem ser e somos nós mesmos quem complicamos tudo. 

Aprovo e recomendo. Boa leitura a todos!

Postagem feita em parceria com A Irmandade dos Livros. Todos os direitos reservados.

Fanpage ♥ Twitter ♥ Instagram ♥ Youtube ♥ Skoob ♥ Tumblr

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Apenas p dizer q acabei de ver vc fazendo propaganda no Bookaholics sobre seu novo blog, e sobre melhorar o layout.
    Mina, tah tudo tão lindo, dá vontade de comer *_*

    ResponderExcluir
  2. @Nana aaaaa que fofa! *--* Muito obrigada mesmo! AAHAHAUHA Eu sei que pode estar fofinho até, mas ainda não está à minha cara, entende? É por isso que quero mudar, mas não é agora, agora.. vou fazer umas experiências em um blog reserva pra ver como fica, aí eu vejo quando mudar. Mas muuuuito obrigada, ameeei seu comentário!

    ResponderExcluir

Fortaleza, 23 anos, ariana, intensa, impulsiva, passional, empática, feminista, louca, estranha, artista, livre, mente aberta. Música, cinema, fotografia, artes, natureza são minhas paixões. Uma pequena mulher com grandes planos de se aventurar pelo mundo.

 

Wanderlust ©2013-2017. Todos os direitos reservados.

Design, Layout e Programação por Micaela Ramos.

----Voltar ao Topo----